O VALE DAS NINFAS

O cenário onde as gays e outros HSHs interagem

Agora vou me dirigir, principalmente, para as beeshas turistas, que estão visitando Pernambuco, e para as locais debutantes no Vale, que querem ferver na terra do frevo e dos grossos coqueiros!

 

Grossos não, altos!

Grossos e altos!

Adoro!

 

Nesta página vou apresentar o Vale das Ninfas,  dar dicas de onde ir e sobre os baphons que estão acontecendo na região metropolitana, que afetam as beeshas, cafuçus e enrustidas.

 

Para quem ainda não compreendeu, as beeshas chamam o cenário onde as  gays socializam de Vale das Ninfas.

 

 

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

O coração do Vale, onde tudo acontece, principalmente nos finais de semana, está nas proximidades do encontro entre a Av. Manoel Borba e a Rua das Ninfas, no centro do Recife.

 

Não por coincidência, ali está localizada a Boate Clube Metrópole — depois te conto em detalhes sobre a Misty e a Doktor Froid, estabelecimentos que existiram no mesmo espaço e que marcaram a cena gay no passado. Ficou curioso, confere a postagem da Metro no Instagram!

 

Já joguei meu corpinho lá muitas vezes. Tá boua!!!???

 

Mas, o uso de Ninfas para nomear o Vale não tem a ver apenas com o nome da rua. Também tem a ver com grande presença de beeshinhas, novinhas, pintosinhas. Ninfetas!  Elas fecham!

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

 

 

 

 

 

 

Fofoca: outro dia, antes do réveillon, colocaram um despacho bem ali, naquela encruzilhada. Eu acho que era um presente de final de ano paras as beeshas que depois da passagem viraram pomba-giras e mestras e cuidam dos amores das irmãs que ainda estão por aqui, na peleja de encontrar um boy escândalo,  queryndah

 

 

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

Além da boate, de alguns bares e do comércio ambulante, o Vale se estende pelo centro da cidade, especialmente o bairro da Boa Beesha — também conhecido como bairro da Boa Vista.

 

O nome do bairro vai nomear diversos espaços frequentados pelas gays, enrustidas e cafuçus: uma Termas, o Shopping, o Posto de Gasolina Select e o Mercado Público.

 

Olha eu e as amigas no Mercado da Boa Vista. Antes de ir à "casa de shá", eu e as bees fazemos nosso esquenta por lá.

 

Muito cafuçu parrudo, boy padrão e mavambo do bem! Ou seja, não sei nem pra onde olhar...

 

PERDIDA!!!

 

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

E tem  mais...

 

Outras saunas, cinemas pornôs e motéis vão compor o cenário  enquanto espaços explicitamente mais libertinos, onde se é possível ter sexo.

 

Queryndah!!!

 

Quando lembro das saunas chega sobe um calor.

 

Meu amô?! 

 

Primeiro eu faço meu show, para garantir meus trocados. Atualizo as informações com as amigas. Lusho!

 

Depois, como já estou por ali mesmo, jogo meu corpinho nos vapores do shá - se é que vocês me entendem?!

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

 

 

Mais distante, estão os bares da rua Mamede, próximo ao Parque Treze de Maio — outro lugar de pegação e há quem faça o babadinho por ali mesmo, que elas são afoitas —, e  o polo turístico do Recife Antigo, onde jovens de diferentes tribos urbanas costumam ir para socializar nas ruas, praças e bares que o compõem. 

 

E, acredite, o Vale vai se espalhando por toda a cidade.

 

O fato é que basta duas bees se reconhecerem pelo olhar, que a varinha de condão trabalha e o espaço vira lugar de fruição.

 

 

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

 Num levantamento sobre os espaços de homossociabilidade da RMR, feito pelo LabEshu em 2016, até a UFPE foi mencionada — e qual beesha não conhece o laguinho, o CAC ou a praça da Várzea?!

 

As proximidades da Av. Ribeiro de Brito, na beira mar da praia de Boa Viagem [pra você, que é de fora, nos aplicativos de pegação o bairro de Boa Viagem é BVG], também é point certo nos sábados e domingos.

 

Ursinhas, como eu, adoram ficar em baixo dos guarda-sois observando o movimento das bees. Fico passada com a cara de abuso de algumas, que reencontro depois se jogando com tudo nos darkroons da vida.

 

Só não entro no mar, que tenho medo de tubarão! Ui! 

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

Ainda sobre o centro do Recife, você, minha amiga turista ou novinha que está debutando no Vale, preste bem atenção: nem todos os espaços de diversão são exclusivamente gays ou LGBTQIA+.

 

Em muitos é a ocupação em determinados horários e/ou dias da semana que os fazem se tornar espaços de homossociabilidade, como acontece, por exemplo, com o Mercado da Boa Vista nos sábados e domingos.

Mas, o melhor exemplo é o Select, o posto de gasolina na Av. Conde da Boa Vista. A partir das 22h de sextas e sábados é o ponto de encontro para muitos das que vão para os bares e boate do centro. Também é uma alternativa para quem vai esperar para pegar o primeiro transporte do dia, após noitada. Ele fica próximo de paradas de ônibus.

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

 

 

 

 

Mas, cuidadooo!

 

O caminho entre os bares e boate da Manoel Borba e o Select é muito esquisito de madrugada, e, não raro, acontecem roubos e situações de violência neste trajeto. Por isso, sempre vejo as beeshas andarem em bando como tentativa de se protegerem. Nunca ande desacompanhada ou apenas em casal por ali; a mavambagem pode te pegar — no pior sentido do termo.

 

 

 

 

 

Existem outros pontos de encontro espalhados pelo centro.

 

Os pontos de encontro são esquentas, onde as amigas começam a beber para "ficar no brilho", alegres e desinibidas.

 

Além do posto, das barraquinhas nas imediações da boate e bares (gays ou não), um importante ponto de esquenta é a própria casa das amigas, o que denominam de "fazer a social". 

 

Ficar na rua, bebendo e papeando com as amigas é estratégico para a azaração.

 

DELÍCIA!!!

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

Enquanto isso tudo acontece, o smartphone será o portal para conectar as duas dimensões existenciais, offline e online, e poderá ser acionado várias vezes numa noitada.

 

Seja na troca de mensagens entre amigos para sinalizar que estão chegando ou partindo, seja para a azaração online que ocorrerá em paralelo à offline em aplicativos de busca de parceiros.

 

Ou, ainda, para disponibilizar nas redes sociais, em tempo real, as imagens da diversão. 

 

Olha eu ai na self, com as fãs. Eu imprimo e guardo todas as fotos num album, desses antigos, de papel de verdade.

 

Um LUSHO!!!

O Vale das Ninfas com legendas.011.jpeg

No final da jornada — e se tiverem dinheiro suficiente —, as bees podem se  dirigir ao ponto de táxi ou chamar um motorista de aplicativo; se não, vão esperar o dia clarear na rua, em frente dos bares e boates, ou no Select.

 

Outra alternativa para o final da noite são os motéis do centro, que podem entrar no circuito quando passa do flerte à ficada.

 

Há ainda os que, com parceiros ou não, dão uma esticada na sauna.

 

Subiu o calor novamente!

 

ADORO!!!

Ah! E pra saber do que tá rolando na cena LGBTQIA+ pernambucana, passa na página Baphons. Lá tem sempre muita novidade. 

 

Acervo Alice Bee - Autoria Marcelo Figueiredo

Nas outras abas deste menu...

Georeferenciamento - lugares gays

Acervo Alice Bee/LabEshu

O pessoal do LabEshu anda fazendo uns mapas para representar a localização dos espaços do Vale — elas chamam isso de georreferenciamento.

 

Em Lugares a gente colocou dois mapas, um mais antigo, montado a partir de coleta de dados realizada entre  2015 e 2016, e um mais novo, montado a partir da coleta de dados que está em andamento. Ele está em construção! Se você conhece um lugar que não está no mapa atual, manda uma cartinha no Troca-Troca e diz onde fica pra gente acrescentar. 

Biblioteca de Alice

Acervo Alice Bee/LabEshu

Ainda como aba de No Vale das Ninfas, temos uma pequena biblioteca virtual - LUSHOOOO!!!!

 

Ela tem textos sobre o nosso e sobre outros vales do Brasil, produzidos pelas nossas pesquisadoras e por outras  pesquisadoras também.

 

Como muita coisa deste site, ela ainda está em contrução e você pode nos ajudar indicando os seus proprios textos e os das amigas.